A importância de entender o perfil do público-alvo de sua empresa

A importância de entender o perfil do público-alvo de sua empresa

A importância de entender o perfil do público-alvo de sua empresa

I – Introdução

Muitas empresas, em sua grande maioria, inclusive, não conhecem profundamente o perfil do público-alvo de sua empresa, o motivo deve ser, por não ter feito, alguma análise de marketing, ou apenas ter feito uma pré-análise de marketing antes da sua inauguração.

II – Como Definir o Perfil do Público-Alvo

Existem algumas maneiras, concomitantes de se definir o perfil do público-alvo. Dentre elas estão

1. Pelo Segmento do Serviço ou Produto

Através do tipo de serviço ou produto é possível definir o público-alvo

2. Pelo Valor do Serviço ou Produto

O valor é um vetor importante na definição do target, pelo valor do produto ou serviço é possível identificar o nicho de poder aquisitivo e sua respectiva performance de aquisição.

3. Pela Necessidade

Existem serviços que são de necessidade imediata como por exemplo um encanamento que se quebrou. Estes tipo de perfil podem ser unilaterais ou seja não ter variações para aquisição do serviço.

4. Pelo Posicionamento da Marca

Quanto melhor posicionado esta a marca, mais valor agregado ao produto ou serviço, com isso é obtito um público-alvo mais seletivo.

5. Pelo Gênero

Imagine uma loja de lingerie, certamente pelo menos 70% do seu público-alvo deva ser feminino, exceto outros 30% que pode ser composto, por namorados, maridos, etc.

6. Pela Idade

Imagine uma loja de games, é bem possível que a maioria de seu público-alvo sejam jovens e adolescentes resguardado um percentual que possa ser um público mais maduro que goste do segmento.

7. Pela Região

Ter uma loja física como exemplo de produtos de necessidade imediata pode ser definido um público regionalizado, devida a aquisição direta do produto. Por exemplo uma empresa de parafusos, enfim.

III – A Importância da Definição do Target

Com as informações para segmentação do público é possível trazer um resultado melhor dentro de uma campanha de marketing; Direcionando mídias segmentas, criando uma peça publicitária, sabendo quem e como será feita a leitura semiótica deste peça.

É muito importante entender antes da campanha o público-alvo e captar para aprimorar estas informações pós campanha seja no marketing online ou off-line.

No Marketing online é possível obter estas informações com ferramentas como por exemplo o Google Analytics.

No Marketing offline é possivel obter estas informações com cupons de premiações, cadastro do cliente ou até mesmo pesquisas.